terça-feira, 31 de maio de 2011

greve dos professores

Professores unem esforços e realizam greves por todo o Brasil
Professores unem esforços e realizam greves por todo o BrasilEm comum, estão pontos como a valorização dos professores, reposição das perdas salariais, melhores condições de trabalho e o cumprimento da Lei do Piso Salarial Nacional, ratificada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em decisão tomada há um mês.


No estado de Santa Catarina, as negociações são marcadas pelo descompromisso e desrespeito, práticas recorrentes nos governos demotucanos. Além de recusar-se a negociar com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Estadual de Santa Catarina (Sinte/SC), o governou apresentou uma Medida Provisória que achata e acaba com o plano de carreira do magistério, conquistado na década de 1980 através de uma das maiores greves no Estado.


Nesta terça-feira (24), a coordenadora Estadual do Sinte/SC, professora Alvete Bedin, esteve na sessão da Assembleia Legislativa para pedir apoio dos parlamentares no veto a MP.


Cerca de 90% das escolas estão paralisadas e mais de 80% dos professores aderiram ao movimento grevista. Nas assembleias regionais realizadas também nesta terça, a categoria decidiu por unanimidade pela continuidade da greve.


No estado de Alagoas o cenário não é diferente. Apesar de afirmar estar aberto a negociações, o Governo do Estado só se comunica com a classe trabalhadora através da imprensa, sempre fazendo ameaças ou desqualificando o movimento.


A proposta apresentada de 5,91% de reajuste não repõe as perdas de mais de quatro anos. A campanha também denuncia o abandono das escolas, que estão cada vez mais sucateadas. Além, disso reivindica, entre outras coisas, direitos que não têm sido respeitados, como aplicação das progressões, previstas no Plano de Cargos e Carreiras.


No Rio Grande do Norte, os professores deliberaram na última assembleia pela continuidade da greve. A direção do Sinte-RN (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte) participou de uma audiência com o secretário de Educação do Município nesta terça-feira (24).


Vale lembrar que a solicitação para a reunião foi feita no dia 11 de abril. Ainda assim, o secretário não respondeu a nenhum dos questionamentos relacionados as reivindicações financeiras. Entre os pontos levantados estavam promoções, enquadramento, processos seletivos, licenças-prêmio e terço de férias. Quase 100% da rede de ensino público está paralisada e a greve se manterá por tempo indeterminado.


Pernambuco, segundo dados do Ministério da Educação (MEC), é onde se paga o pior salário do Brasil. O Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) confirmou que após três rodadas de negociação, o governo detalhou suas intenções de reajuste do Piso do Magistério, que foram rebatidas pelo sindicato com outras propostas.


Uma assembleia a ser realizada nesta quarta-feira (25) vai apresentar a proposta para os trabalhadores em educação. A próxima rodada de negociação está marcada para a tarda da próxima terça-feira (31), na Secretaria de Administração, Bairro do Recife.


No Amapá, o governo estadual ofereceu três reajustes de 3% até o fim do ano. Segundo o Sinsepeap (Sindicato dos Servidores Públicos em Educação do Amapá), a oferta foi rejeitada pelos professores, que exigem aumento de 16%, complementação essencial para implementação do Piso.


No segundo dia de greve completados nesta terça-feira (24) os professores da rede estadual de Sergipe junto a outras categorias de servidores ocuparam as galerias da Assembleia Legislativa. Na ocasião o Sintese (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe) entregou aos deputados presentes a sessão um documento solicitando o apoio dos deputados para o pagamento da revisão do Piso Salarial Nacional.


De acordo com o Sintese, o magistério estadual rejeitou as propostas apresentadas pelo governo porque todas dividem a carreira.


Em estado de greve desde o dia 2 de maio, os professores da rede estadual do Mato Grosso podem paralisar as atividades caso a reivindicação pelo Piso não seja atendida. Segundo informou o Sintep/MT (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso) a greve pode ser deflagrada na assembleia geral dos trabalhadores da educação, no dia 30 de maio, às 14 horas, na Escola Estadual Presidente Médici, em Cuiabá.


Trabalhadores em educação na Paraíba também recusaram proposta feita pelo governo estadual e decidiram pela continuidade da greve geral da categoria iniciada no dia 2 de maio.


A proposta apresentanda pelo governo foi de complementar o piso salarial através da incorporação da Gratificação de Estímulo à Docência (GED) e da Gratificação de Estímulo à Atividade Pedagógica (GEAP). No mais, informa o Sintep-PB (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba), o governo manteve sua proposta inicial de criação de uma bolsa de avaliação de desempenho no valor de R$ 230,00 e implantação de uma ajuda de custo de transporte no valor de R$ 60,00 apenas para os funcionários não docentes das cidades de João Pessoa e Campina Grande.


No entendimento dos trabalhadores esta proposta não atende as suas reivindicações por retirar uma conquista já consolidada da categoria, reduzindo as já precárias condições de trabalho dos servidores da educação pública estadual.


Em estado de greve, os educadores do Espírito Santo reafirmam que uma paralisação geral pode ser deflagrada no dia 9 de junho caso o governo não atenda as reivindicações da categoria.


Rio Grande do Sul tem apenas os professores municipais de Porto Alegre paralisados. O índice apresentado pelo governo municipal foi considerado insuficiente e a categoria deliberou em assembleia geral continuar a greve por tempo indeterminado. Uma nova assembleia foi marcada para esta quinta-feira (26), às 14 horas, no Centro de Eventos do Parque Harmonia.

Fonte: William Pedreira com informações dos Sindicatos
 

domingo, 15 de maio de 2011

Aniversário da Escola Estadual Rafael de Siqueira













A vitória da equipa vermalha entrou para história da escola....PARABÉNS a todos os participantes da gincana ......foi muito legal!!!!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

30 anos sem o rei

Música: Bob Marley morreu há 30 anos

Marcadores: , ,
Foi há 30 anos que o "rei do reggae" morreu. Em vida passou mensagens de paz nas suas letras e bateu recordes de vendas. Vários concertos homenageiam a data.

Robert Nesta Marley, mais conhecido por Bob Marley, morreu há 30 anos. Ficaram mais de 200 milhões de discos vendidos, 11 álbuns, 11 filhos e um legado universal. O "rei do reggae" morreu em Miami, vítima de cancro, aos 36 anos.
Durante a sua vida defendeu a paz, a liberdade e a emancipação. Adepto do movimento Rastafari, o artista começou a carreira musical em 1962, quando gravou dois singles que não lhe deram qualquer reconhecimento. Só em 1972 o sucesso acabaria por chegar, alcançando a venda de mais de 200 milhões de discos.
Um verdadeiro apaixonado pela vida, Bob Marley deixou 11 filhos, apesar de apenas cinco serem da sua legítima esposa, Rita Marley. Ainda hoje, os seus descendentes lutam por manter a sua filosofia viva, espalhando o reggae pelo mundo.
Mas a verdade é que o legado vai muito para além dos filhos. Bob Marley mostrou ao mundo um estilo de música que vai ser para sempre associado à sua figura e imitado por quem se revê no homem das rastas que dizia para não nos preocuparmos pois "cada pequena coisa, vai ficar bem".
A marcar os 30 anos da morte do artista, Lisboa e Porto vão receber espectáculos em sua homenagem. Os norte-americanos Groundation vão dar dois espectáculos em Portugal. O primeiro é esta sexta-feira, no Coliseu de Lisboa, e o segundo realiza-se sábado, no Teatro Sá da Bandeira, no Porto. A praia do Areinho também vai ser palco de um tributo a Bob Marley, recebendo o festival "Reggae Fest", a 17 e 18 de Junho, que tem como lema "Tribute to Freedom". O evento leva ao palco nomes como Terrakota, Julian Marley, Dun Inc e Max Romeo, entre outros

Encontro dos grêmios estudantis de Mato Grosso

Inscrições para Encontro de Grêmios terminam dia 13



Está é a última semana para que as escolas inscrevam suas agremiações no 1º Encontro de Grêmios Estudantis da Região Sudoeste de Mato Grosso marcado para 12 e 13 de setembro, na  Escola Estadual 07 de Setembro, em  Barra do Bugres ( 168 km de Cuiabá). 
O Encontro terá como objetivo orientar os representantes dos grêmios sobre  direitos e deveres da classe estudantil, além da divulgação das principais leis que regulamentam a criação e o funcionamento de grêmios em Mato Grosso. A programação também inclui palestras sobre assuntos polêmicos como o Bullying.
A Coordenadora do Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação, professora Neiva de Souza Boeno  acredita que “esse projeto irá favorecer a divulgação de alguns grêmios do interior do Estado e com isso, fortalecer o movimento estudantil local”.
As  escolas interessadas podem se inscrever pelo endereço eletrônico  renova7@yahoo.com.br. Outras informações pelo telefone (65) 3347-1220.
















Assessoria/Seduc-MT

quarta-feira, 4 de maio de 2011

OBA

 8º e 9º anos é o nível 3
Nível 3. Astronomia: Além dos conteúdos do nível 2: Terra: rotação, pontos cardeais, coordenadas geográficas, estações do ano, marés, solstício, equinócio, zonas térmicas, horário de verão.  Sistema Solar: descrição, origem, Terra como planeta. Corpos celestes: planetas, satélites, asteróides, cometas, estrelas, galáxias. Origem e desenvolvimento da Astronomia. Conquista do espaço. Origem do Universo. Fenômenos físicos e químicos: elementos químicos e origem. Gravitação: força gravitacional e peso. Unidade Astronômica, ano-luz, mês-luz, dia-luz e segundo-luz. Constelações e reconhecimento do céu. Astronáutica: Além dos conteúdos do nível 2: A Exploração de Marte. Por que o Brasil deve possuir um Programa Espacial? O efeito estufa e o buraco na camada de ozônio. O corpo humano no espaço. Os foguetes Saturno, Ariane, Soyuz e Próton.  Os ônibus espaciais. Energia: Educação Ambiental, Conservação dos Recursos Naturais e da Energia, Cultura do “Saber Cuidar” e do “Não Desperdício”. Formas e Fontes de Energia, Energia Elétrica, Formas de Geração de Energia Elétrica, Caminhos da Energia Elétrica (Geração, Transmissão e Distribuição), Considerações técnicas sobre a energia (tensão, corrente, potência de aparelhos e equipamentos), Cuidados com a Energia, Consumo de aparelhos eletrodomésticos, Leitura do medidor de consumo residencial, Dicas de Conservação de Energia e Água e Prática dos 3 R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.
Ensino Médio é o nível 4
Nível 4. Astronomia: Além dos conteúdos do nível 3: Lei da Gravitação universal, leis de Kepler, lei de Hubble, história da Astronomia, espectro eletromagnético, ondas, comprimento de onda, freqüência, velocidade de propagação, efeito Doppler, calor, magnetismo, campo magnético da Terra, manchas solares, evolução estelar, estágios finais da evolução estelar (buracos negros, pulsares, anãs brancas), origem do sistema solar e do universo. Constelações e reconhecimento do céu. Astronáutica: Além dos conteúdos do nível 3: A Corrida Espacial e a Guerra Fria. Como os astronautas se comunicam no espaço. Quais velocidades atingem os veículos espaciais (foguete e satélite)? Velocidade de escape. Tipos de órbita de um satélite (circular, elíptica, polar, geoestacionária). O campo gravitacional terrestre. Como manter e controlar um satélite em órbita. Por que os corpos queimam ao entrar na atmosfera terrestre? Quanto da massa total de um foguete é combustível? Quais são os combustíveis utilizados nos foguetes e nos satélites? O uso de satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto. Energia: Educação Ambiental, Sustentabilidade (social, ambiental e econômica), Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental. Formas e Fontes de Energia, Energia Elétrica, Formas de Geração de Energia Elétrica, Caminhos da Energia Elétrica (Geração, Transmissão e Distribuição), Considerações técnicas sobre a energia (tensão, corrente, potência), Cuidados com a Energia, Cálculo do Consumo Residencial, Selo Procel, Equipamentos eficientes em energia e água, Leitura do medidor de consumo residencial, Dicas de Conservação de Energia e Água e Prática dos 3 R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar. 

Olimpídadas Brasileiras de Astronomia.

Galera, na  sexta feira dia 13 de mais de 2011 estará ocorrendo em escolas de todo o Brasil a realização das provas da OBA. maiores informações visitem o site http://www.oba.org.br/site/index.php que tem tudo.
Eu estou preparando um material de estudo que até essa sexta será entregue a vocês e tmbém  estará disponível aqui, no blog do professor Domingos.